Prazer, Mariana
8 de setembro de 2021Olá, que prazer te conhecer!
Quero primeiro me apresentar, contar um pouco como vim parar aqui. Eu sou a Mariana, médica pediatra do Espaco Medico Jardim Botânico. Tenho 40 anos (ainda não acredito nessa idade, certamente falaremos sobre isso em um próximo post!) e dois filhos.
Na minha família mais próxima não tem nenhum médico, meus pais são artistas, e a maior parte da minha família também. Eu sempre gostei de cuidar de gente, de bichos, de crianças, e também de ouvir as pessoas e suas histórias. Acho que daí veio a vontade de ser médica… Nunca pensei em fazer outra coisa da vida!
Ah, recapitulando, eu adoraria ser cantora, mas nunca investi e acho que me falta talento! Rs. Então, sigo na medicina e cantando muito no chuveiro. Talvez por ter crescido em um ambiente pouco diverso – digo pouco porque cresci na Zona Sul do Rio de Janeiro, estudei em escola e faculdade particular, e, sabemos, esses não são e não foram ambientes nem um pouco diversos – essa profissão só começou a fazer um sentido completo na minha vida quando assumi que a medicina que confiava era aquela que oferecia atendimento de qualidade para todas as pessoas.
O que eu sonho do fundo do peito é que um dia o SUS dará conta de atender todos os pacientes dignamente, e eu terei que transformar o #EspaçoMédicoJB em alguma outra coisa… Inclusive, aceitarei sugestões!
Eu me dediquei, estudei e ainda estudo muito para levar o que aprendo para pessoas que não podem pagar absurdos em consultas médicas e que tem dificuldade em conseguir um atendimento no SUS.
Comecei trabalhando em hospitais públicos, ambulatórios, UPA, atendendo crianças em favelas do Rio de Janeiro através de projetos sociais, até que entendi que poderia ter um espaço meu, onde a medicina seria feita da forma como acredito. Com todo acolhimento, respeito e valor acessível.
Assim nasce o Espaco Médico Jardim Botânico. Cada paciente que entra aqui que consegue ter uma consulta médica, ou de nutrição, ser ouvido, examinado, medicado, e acolhido, faz minha vida ganhar brilho.
Hoje eu acordei, arrumei a mala dos meus filhos que saíram para as férias com o pai. Ainda não é fácil ficar 12 dias sem eles, confesso… Me aventurei fazendo pão com ovo e tomei chá. Puxei a mesa para aproveitar o sol de inverno do Rio porque sou uma pessoa muito melhor no sol.
Abri meu caderno (amo escrever em caderno), suspirei e chorei…Deixei rolar aquele choro.
Alegria, realização, cansaço, amor, reconhecimento, gratidão. Há quanto tempo não choro de felicidade? Pensei… E chorei mais!
Começo aqui mais uma grande paixão que é escrever! Palavras escritas sempre me fascinaram, mas não é tão fácil aceitar expor e compartilhar o que escrevo. Ainda.
Eu gosto de escrever, gosto demais de conversar, de ouvir, de trocar e aprender. Vamos fazer isso tudo por aqui? Eu estou preparada e super afim! Manda uma mensagem no Instagram do @espacomedicojb pra gente bater um papo!