Você quer um presente e futuro saudáveis? Então, olhe para o planeta.
18 de novembro de 2023
Tempestades fortíssimas, falta de água onde era abundante, calor extremo… Você tem visto o que está acontecendo ao redor do mundo?
Você sabia ou percebe que o estado do meio ambiente, incluindo a qualidade do ar, da água, a biodiversidade, a exposição a produtos químicos tóxicos e as mudanças climáticas têm um impacto direto na saúde das pessoas? As mudanças climáticas podem gerar escassez de alimentos importantes, doenças relacionadas ao calor e deslocamento de populações.
A poluição do ar está associada a doenças respiratórias, como asma e bronquite, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer de pulmão. A contaminação da água por poluentes químicos, bactérias e vírus, pode levar a doenças transmitidas pela água, como hepatite. A perda de biodiversidade pode afetar a segurança alimentar, a disponibilidade de medicamentos e a disseminação de doenças. Esses são apenas alguns exemplos diante do que pode acontecer se não equilibrarmos o consumo no mundo.
Por isso, quando falamos da saúde das pessoas também devemos falar da saúde do planeta. O desenvolvimento sustentável e a construção de sociedades mais resilientes podem ajudar a nos proteger de desafios ambientais ainda maiores. Procure fazer sua parte para minimizar impactos na natureza e, principalmente, cobre (muito!) ao governo e às grandes empresas, atitudes e mudanças de ação que favoreçam o meio ambiente.