A maternidade me transformou em uma pediatra completamente diferente.
29 de junho de 2023
Eu tenho 41 anos hoje. Meu filho mais velho, Miguel, nasceu em 2009, e minha caçula, Betina, em 2012
Não foi fácil voltar a trabalhar depois que eles nasceram. Tenho certeza de que muitas mulheres sabem exatamente do que estou falando. Mas eu tive o privilégio de ter uma rede de apoio incrível que me permitiu voltar confiante ao meu trabalho e continuar trilhando minha vida, meu propósito e meu caminho. Agora, com duas crianças, tudo estava um pouco diferente, mas o prazer de exercer a minha medicina ficou ainda maior.
Costumo dizer que sou uma pediatra completamente diferente após a maternidade. Hoje sei que muito do que está escrito em livros e artigos científicos não se encaixam no dia a dia das crianças e famílias que atendo. E essa reflexão me movimenta a adaptar e individualizar cada atendimento, cada criança, cada família.
Hoje, tenho muito mais ouvidos e respeito para receitas caseiras, por exemplo. Não descarto de imediato um olhar de avó ou uma receita de família. Ouço, avaliamos juntas e chegamos a uma conclusão do benefício juntas! Aquelas que estão aqui há mais tempo e as que estiveram antes de nós têm um valor imensurável para a formação das comunidades! Estou sempre querendo aprender mais e mais e mais….
E como diz o ditado ‘casa de ferreiro, espeto é de pau’, aprendo muito com meus filhos e eles enriquecem minha medicina diariamente!